Desenvolvimento da Criatividade com Ação
"Há um tipo de inteligência criadora. Ela inventa o novo e introduz no mundo algo que não existia. Quem inventa não pode ter medo de errar, pois vai se meter em terras desconhecidas, ainda não mapeadas. Há um rompimento com velhas rotinas, o abandono de maneiras de fazer e pensar que a tradição cristaliza. Pense, por exemplo, no milagre do iglu. Como terá acontecido?... A gente encontra o mesmo tipo de inteligência no artista que faz uma obra de arte, no cientista que visualiza na imaginação uma nova teoria científica, no político-sonhador que pensa mundos utópicos...
Já o mecânico pensa diferente. Tudo está bem. Foi apenas um pequeno defeito. Trocar uma peça, fazer um ajustamento... Fazer como sempre se fez, de acordo com o manual de instruções. Há receitas para tudo. Há respostas certas para tudo.
Claro que estes dois tipos de inteligência se aplicam a situações diferentes. Acontece que a inteligência se parece com sementes. Não basta que a semente seja boa. Ela precisa de terra para germinar, brotar e crescer.
A questão que se coloca é se no nosso sistema educacional tem lugar para a inteligência criativa... Negativo.
Tudo é preparado como se houvesse somente mecânicos nesse mundo. Não há lugar para o desenvolvimento da capacidade de perguntar - o fator mais importante no desenvolvimento da inteligência e da ciência. O aluno aprende que existe sempre uma resposta certa entre as alternativas apresentadas, e que precisa apenas dar a solução para determinada questão preparada por outro..."
(Autoria: Rubem Alves)
Fonte: PEPSIC Periódicos Eletrônicos em Psicologia - http://pepsic.bvsalud.org
Já o mecânico pensa diferente. Tudo está bem. Foi apenas um pequeno defeito. Trocar uma peça, fazer um ajustamento... Fazer como sempre se fez, de acordo com o manual de instruções. Há receitas para tudo. Há respostas certas para tudo.
Claro que estes dois tipos de inteligência se aplicam a situações diferentes. Acontece que a inteligência se parece com sementes. Não basta que a semente seja boa. Ela precisa de terra para germinar, brotar e crescer.
A questão que se coloca é se no nosso sistema educacional tem lugar para a inteligência criativa... Negativo.
Tudo é preparado como se houvesse somente mecânicos nesse mundo. Não há lugar para o desenvolvimento da capacidade de perguntar - o fator mais importante no desenvolvimento da inteligência e da ciência. O aluno aprende que existe sempre uma resposta certa entre as alternativas apresentadas, e que precisa apenas dar a solução para determinada questão preparada por outro..."
(Autoria: Rubem Alves)
Fonte: PEPSIC Periódicos Eletrônicos em Psicologia - http://pepsic.bvsalud.org
Grupo Fraternidade EMC.
Trabalhando por uma Humanidade Mais Feliz!
Trabalhando por uma Humanidade Mais Feliz!
________________________________________________________________
Estudo da Cabala, Espiritualidade, Esoterismo, Educação Social
*Site Oficial: www.fraternidadeemc.com.br *Facebook: Fraternidade EMC
*Blog: fraternidadeemc.blogspot.com.br; fraternidadeemcescritorio.blogspot.com.br
*Twitter: www.twitter.com/FraternidadeEMC *E-mail: fraternidade.emc@gmail.com
*Apoio e Parceria: Escritores Paranaenses Jalil Kamel Elias Bou Assi e Patricia Kelly Hasselmann. Obras e informações acesse autoresparanaenses.blogspot.com.br
*Parceria internacional: Associação Alcione, na divulgação do livro "Hercólubus Planeta Vermelho"; esoterismo, ciência astral, shamballa, etc. www.hercolubus.tv/po/
*Site Oficial: www.fraternidadeemc.com.br *Facebook: Fraternidade EMC
*Blog: fraternidadeemc.blogspot.com.br; fraternidadeemcescritorio.blogspot.com.br
*Twitter: www.twitter.com/FraternidadeEMC *E-mail: fraternidade.emc@gmail.com
*Apoio e Parceria: Escritores Paranaenses Jalil Kamel Elias Bou Assi e Patricia Kelly Hasselmann. Obras e informações acesse autoresparanaenses.blogspot.com.br
*Parceria internacional: Associação Alcione, na divulgação do livro "Hercólubus Planeta Vermelho"; esoterismo, ciência astral, shamballa, etc. www.hercolubus.tv/po/
.'.
Agradecemos a Atenção! Abraço fraterno a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário