Dificuldades na Aprendizagem
"No grande tema da Educação, principalmente nas dificuldades que são vividas por vários jovens e famílias é essencial, mais do que atribuir um nome imediato a uma dificuldade específica ou perturbação ao nível do desenvolvimento/aprendizagem, estar atento a sinais de alarme.
As dificuldades de aprendizagem estão presentes nas escolas, em muitas famílias e assumem-se como uma gigante areia na engrenagem que dificultam o sucesso escolar das nossas crianças. Estas dificuldades existem sempre que um aluno apresente um perfil de funcionalidade discrepante com o esperado para sua faixa etária e nível de escolaridade. Podem traduzir-se em dificuldades de concentração, dificuldades na leitura e escrita (leitura silabada, trocas fonológicas, erros ortográficos) orientação espacial e perceptiva comprometida.
Uma atitude informada e de prevenção por parte dos pais, escola, e outros intervenientes educativos podem ajudar na identificação de alguns sinais de alarme que não devem ser ignorados: aquisição tardia da linguagem; trocas fonológicas, agitação psicomotora; leitura silabada e incongruente. Na existência de um destes sinais de alarme deve ser realizada uma avaliação conjunta entre escola, família e profissionais de saúde de modo a existir uma intervenção atempada não comprometendo assim o percurso pessoal e académico da criança.
A escola tem o papel de sinalizar junto dos pais e intervenientes educativos quais as dificuldades sentidas com o aluno de forma a encontrar a intervenção mais adequada a cada caso. Deve também, se assim o considerar e existir um relatório que justifique, referenciar o aluno para os apoios educativos que considere mais ajustados.
Os pais devem ser aliados da escola neste processo para melhor compreender a situação; evitar procurar rótulos imediatos sem a ajuda de um profissional; perceber qual o modus operandi que melhor se adequa ao seu filho e estar informado e consciente das medidas tomadas para permitir o seu sucesso. A par desta atitude é fundamental um trabalho atento em torno da psicomotricidade e em torno das ferramentas de leitura a escrita que se assumem como essenciais para dotar o percurso das crianças com as estratégias e ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento."
(Por Oficina de Psicologia)
Fonte: https://oficinadepsicologia.com/dificuldades-de-aprendizagem/
As dificuldades de aprendizagem estão presentes nas escolas, em muitas famílias e assumem-se como uma gigante areia na engrenagem que dificultam o sucesso escolar das nossas crianças. Estas dificuldades existem sempre que um aluno apresente um perfil de funcionalidade discrepante com o esperado para sua faixa etária e nível de escolaridade. Podem traduzir-se em dificuldades de concentração, dificuldades na leitura e escrita (leitura silabada, trocas fonológicas, erros ortográficos) orientação espacial e perceptiva comprometida.
Uma atitude informada e de prevenção por parte dos pais, escola, e outros intervenientes educativos podem ajudar na identificação de alguns sinais de alarme que não devem ser ignorados: aquisição tardia da linguagem; trocas fonológicas, agitação psicomotora; leitura silabada e incongruente. Na existência de um destes sinais de alarme deve ser realizada uma avaliação conjunta entre escola, família e profissionais de saúde de modo a existir uma intervenção atempada não comprometendo assim o percurso pessoal e académico da criança.
A escola tem o papel de sinalizar junto dos pais e intervenientes educativos quais as dificuldades sentidas com o aluno de forma a encontrar a intervenção mais adequada a cada caso. Deve também, se assim o considerar e existir um relatório que justifique, referenciar o aluno para os apoios educativos que considere mais ajustados.
Os pais devem ser aliados da escola neste processo para melhor compreender a situação; evitar procurar rótulos imediatos sem a ajuda de um profissional; perceber qual o modus operandi que melhor se adequa ao seu filho e estar informado e consciente das medidas tomadas para permitir o seu sucesso. A par desta atitude é fundamental um trabalho atento em torno da psicomotricidade e em torno das ferramentas de leitura a escrita que se assumem como essenciais para dotar o percurso das crianças com as estratégias e ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento."
(Por Oficina de Psicologia)
Fonte: https://oficinadepsicologia.com/dificuldades-de-aprendizagem/
Grupo Fraternidade EMC.
Trabalhando por uma Humanidade mais Feliz!
Trabalhando por uma Humanidade mais Feliz!
________________________________________________________________
Estudo da Cabala, Espiritualidade, Esoterismo, Educação Social
*Site Oficial: www.fraternidadeemc.com.br *Facebook: Fraternidade EMC
*Blog: fraternidadeemc.blogspot.com.br; fraternidadeemcescritorio.blogspot.com.br
*Twitter: www.twitter.com/FraternidadeEMC *E-mail: fraternidade.emc@gmail.com
*Apoio e Parceria: Escritores Paranaenses Jalil Kamel Elias Bou Assi e Patricia Kelly Hasselmann. Obras e informações acesse autoresparanaenses.blogspot.com.br
*Parceria internacional: Associação Alcione, na divulgação do livro "Hercólubus Planeta Vermelho"; esoterismo, ciência astral, shamballa, etc. www.hercolubus.tv/po/
*Site Oficial: www.fraternidadeemc.com.br *Facebook: Fraternidade EMC
*Blog: fraternidadeemc.blogspot.com.br; fraternidadeemcescritorio.blogspot.com.br
*Twitter: www.twitter.com/FraternidadeEMC *E-mail: fraternidade.emc@gmail.com
*Apoio e Parceria: Escritores Paranaenses Jalil Kamel Elias Bou Assi e Patricia Kelly Hasselmann. Obras e informações acesse autoresparanaenses.blogspot.com.br
*Parceria internacional: Associação Alcione, na divulgação do livro "Hercólubus Planeta Vermelho"; esoterismo, ciência astral, shamballa, etc. www.hercolubus.tv/po/
.'.
Agradecemos a Atenção! Abraço fraterno a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário