Saudações!




Estudo da Cabala, Espiritualidade, Esoterismo, Educação Social
* * * SAUDAÇÕES! * * * Sejam Bem Vindos! * * * S.'.F.'.U.'. * * *

O Grupo Fraternidade EMC em parceria com a Associação Alcione, à nível mundial, divulga a publicação do livro "Hercólubus ou Planeta Vermelho", para orientação e aprendizado, com assunto esotérico baseado em ciência astral, sendo recomendado devido ter conteúdo técnico de 'shamballa' e muito mais. Adquira
exemplar gratuito pelos sites: http://www.fraternidadeemc.com.br/ ou
http://www.hercolubus.tv/po/

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Tema de Reunião: A Maçonaria Simbólica Operativa e Cooperativa

 Reunião Semanal de 17/06/2015:  

A Maçonaria Simbólica Operativa e Cooperativa



Na reunião de hoje, quarta-feira dia 17/06/2015,  levamos ao leitor a conhecer algo da Maçonaria Universal através de uma pesquisa para nossa reflexão.


"A Ordem Maçônica é constituída por Homens resolutos,
iniciados e de caráter ilibado. É uma Ordem, regular,
legítima, independente, soberana, tradicional e reconhecida,
que admite, homens dispostos a construir a sociedade melhor,
dentro dos ideais da Maçonaria Universal. É uma Entidade iniciática,
filosófica, cultural, filantrópica e sem fins lucrativos".



Em reflexão sobre o objetivo da Maçonaria, notamos que trata-se o da procura da verdade nos seus mais variados aspectos, sendo utilizado como linguagem fundamental a linguagem simbólica; esta que, ainda há pouco, parecia ultrapassada, ganhou nova força e vigor da vida ao reconhecimento por muitos (na literatura, na arte e até na ciência), da relatividade do conhecimento puramente racional.
O simbolismo maçônico mergulha as suas origens no esoterismo cristão, puramente racional (Joanistas), mas também nas mais antigas fontes iniciáticas (Caldéicas, Egípcias e Gregas). Para os antigos, os instrumentos do seu conhecimento eram a razão e a fé, onde acreditavam que a primeira arte, a razão, não pode alcançar tudo e sabiam dar lugar à intuição.
Na Idade Média, os Guardiões da Tradição Esotérica foram os judeus e os árabes (sobretudo as 'Seitas Fatimistas' e Esmaelistas), exatamente na época em que os templários estavam em contatos com eles... 
O simbolismo permite através do tempo e do espaço, estabelecer a relação adequada entre o sinal e as ideias, e a iluminação que os símbolos provocam, permite simultaneamente aprender os diferentes pontos de vista, e unificá-los revelando a unidade que os transcendem, e fazendo passar do 'conhecido' para o 'desconhecido', do visível ao invisível, do finito ao infinito. 
São os símbolos que ajudam a criação da iluminação intelectual que a Ordem tem por objetivo criar nas inteligências de seus discípulos. Por outro lado, a verdade de que todo o maçom persegue e que foi motivo da sua entrada na Ordem, o que não poderá alcançar-se através da via do Amor; esta,  implica tolerância ativa e humildade, e faz compreender que é o conjunto que importa e que a razão individual vale só na medida em que participa no Absoluto, e é esta noção de amor, concebido como modo de apreensão do conhecimento, guiado pela tradição, que permite a razão e a ideia universal, ou seja, a verdade.
O esoterismo tradicional e os seus fins iniciáticos exerceram durante séculos uma influência considerável sobre as diversas formas de pensamento e as suas manifestações. Sabe-se, desde Berger, que a razão didática não é a única forma de pensamento, e pela contribuição dada pelos grandes.
Descobertas da Ciência diluiu-se em oposição simplista entre o materialismo e o espiritualismo. Assim, reponha-se hoje, em lugar de honra, o princípio fundamental do hermetismo: "A Unidade. Todo está em Tudo".
Por isso a Maçonaria continua viva, e senão forem desvirtuados os seus objetivos, seguidas as vias que propõem de forma corajosa e correta, ela irá contribuir de forma importantíssima para o reencontro do Homem consigo mesmo, para a reintegração final do Homem na sua essência, tanto pelo intelecto quanto pelo coração. 
Construamos, pois, a Maçonaria dentro e fora de cada um, uma maçonaria que se posiciona como criadora de um Homem novo, verdadeiramente irmão dos outros homens, e que com toda a propriedade, possa ser chamado Filho da Luz.


* M.'. I.'.    Mestre Anônimo,  revisado pelo escritor paranaense Jalil Kamel Elias Bou Assi


Fraternalmente,

Grupo Fraternidade EMC.
Trabalhando por uma Humanidade mais feliz!


* Responsabilidade escrita, revisão, edição – Discípulo Elias
* Digitação, revisão – Patricia Kelly Hasselmann


________________________________________________________________
Fraternidade EMC.  A Volta do Profeta! Elias, Moisés e Cristo
Grupo de Estudos da Cabala, Espiritualidade, Esoterismo, Educação social
*Site Oficial:  www.fraternidadeemc.com.br 
*E-mail:  fraternidade.emc@gmail.com 
*Blog: fraternidadeemc.blogspot.com.br fraternidadeemcescritorio.blogspot.com.br
*Facebook:   Fraternidade EMC  e  Fraternidade EMC Escritório
*Twitter:  www.twitter.com/FraternidadeEMC 
*Blog Autores Paranaenses e Obras:  autoresparanaenses.blogspot.com.br 
Acompanhe diariamente o "Pensamento do Dia"  no Blog e Facebook; Pesquisas  periódicas no espaço "Fraternidade EMC Pesquisa E Divulga", e estudos das reuniões atualizados semanalmente no site .

*Apoio e Parceria : Escritores Paranaenses Jalil Kamel Elias Bou Assi e Patricia Kelly Hasselmann,  de São José dos Pinhais. Sinopse das Obras e informações, acesse:  autoresparanaenses.blogspot.com.br

*Parceria internacional:  Associação Alcione, na divulgação do Livro "Hercólubus Planeta Vermelho"; orientação e aprendizado com  assunto esotérico baseado em ciência astral, recomendado pelo conteúdo técnico de 'shamballa' e muito mais. Adquira exemplar grátis, acesse:   www.hercolubus.tv/po/ 

Agradecemos a Atenção!  Abraço fraterno a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Primavera - Estação das Flores!

Primavera - Estação das Flores!
Regando a plantinha criança, toda a vida e a Humanidade. Que os pequenos encontrem ambientes que possam receber atenção, carinho, cuidados, tempo para brincadeiras e descanso, histórias e canções. Que na observação das pessoas, das plantas, dos animais, dos astros, aprendam que é preciso esperar a plantinha crescer, a flor se abrir, a fruta amadurecer, o Sol se esconder nas nuvens ou no horizonte; aprendam também que é saudável esperar a hora das refeições, a hora de brincar, de falar... Crianças são o prolongamento da genética da vivência, dos valores da fé e das tradições da família. Que os seus contatos como a família e a natureza levem-nos até Deus. Ofereçamos às crianças momentos de oração, de leitura, da palavra de Deus em família e de celebração na igreja, com a comunidade de fé. Nesse espaço sagrado, sejam convidados a visitar Jesus Eucarístico, cuja Presença é indicada pela lamparina acesa. Jesus, que ali está par ser adorado e recebido, continua a dizer-nos: "Deixai vir a mim as crianças". (Trecho do Jornal do Evangelizador, adaptado pelo escritor paranaense Jalil Kamel Elias Bou Assi) "A mãe sempre educa e deve permanecer educando com amor e carinho. A família, ontem, hoje e amanhã, nas dificuldades, junto aos educadores anônimos e a Justiça, restabelece e anuncia os direitos humanos". (Escritor paranaense Jalil Kamel Elias Bou Assi)