Saudações!




Estudo da Cabala, Espiritualidade, Esoterismo, Educação Social
* * * SAUDAÇÕES! * * * Sejam Bem Vindos! * * * S.'.F.'.U.'. * * *

O Grupo Fraternidade EMC em parceria com a Associação Alcione, à nível mundial, divulga a publicação do livro "Hercólubus ou Planeta Vermelho", para orientação e aprendizado, com assunto esotérico baseado em ciência astral, sendo recomendado devido ter conteúdo técnico de 'shamballa' e muito mais. Adquira
exemplar gratuito pelos sites: http://www.fraternidadeemc.com.br/ ou
http://www.hercolubus.tv/po/

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Tema de Reunião: As Escolas Iniciáticas são a Luz da Fraternidade

Reunião Semanal de 22/10/2014:


As Escolas Iniciáticas são a Luz da Fraternidade

          Caros leitores, na reunião de hoje, quarta-feira dia 22/10/2014, foi desenvolvido sobre as escolas iniciáticas e a luz da Fraternidade.






A implantação da concepção de ensino no GOSC leva em consideração, principalmente, que para ensinar a formar Líderes Maçons, a Ordem necessita de um tempo adequado e de um conteúdo mínimo que abrange no mínimo as seguintes áreas de estudo: administração maçônica; direito e legislação, esoterismo, exoterismo, ética e moral maçônica, filosofia, história, organização social e política, ritualística e liturgia e o simbolismo. Bem como, de material, de método e de Mestres que estejam preparados para o ensino e formação, para que:

1)  O Aprendiz saiba que ingressou em uma Instituição que detém Conhecimento. E que seu objetivo é fazer com que o Espírito domine a Matéria. Aprender a conhecer-se e construir (transformar) o seu Templo interior, vencendo os seus vícios e as suas paixões. No que a concepção de ensino para o Grau define:

O Aprendiz Maçom terá direito à ascensão aos demais Graus desde que demonstre perfeito conhecimento, verificados mediante apresentação de trabalhos escritos e exames práticos e orais, sobre Liturgia, Ritualística, Simbologia e Legislação Maçônica.

2) O Companheiro que por sua vez saiba que é o Obreiro da Inteligência superior e construtiva. Seu trabalho perfeito, no Grau de Aprendiz, o faz Companheiro do Mestre Interno, o qual lhe "dá o pão do saber e a água que satisfaz toda a ânsia da vida". Pode começar a ousar, variar e propor. No que a concepção de ensino para o Grau define:

Para o Grau de Companheiro Maçom, o objetivo básico a ser alcançado é o desenvolvimento do sentimento de fraternidade. Assim, são competências exigidas do Companheiro Maçom: o aprofundar dos conceitos, ensinamentos e doutrinas aprendidas no Grau de Aprendiz que se constituem na base do edifício maçônico; desenvolver-se e conhecer-se, para que possa compreender a essência da fraternidade; ter capacidade para dominar conhecimentos gerais e vivê-los e transformá-los em atividade produtiva e construtiva. Compreender a quintessência e buscar constantemente a compreensão do que é a Vida.

3) O Mestre Maçom saiba, que transcorrido um período mínimo de formação, é um Ser capaz de ser um agente de disseminação da filosofia da Ordem, um indutor, ou mesmo, um construtor e/ou transformador de seres e da sociedade. E para que isto ocorra, precisamos ensinar que o Mestre, além de outras, deve empregar a consciência, que mora dentro de Si, para o bem da Humanidade. E agregado a isto, que o Mestre esteja preparado para a ação no edifício social. No que a concepção de ensino para o Grau define:

No R.'.E.'.A.'.A.'. a leitura do Livro da Lei no Grau de Mestre é feita no Livro de Eclesiastes. Uma lição interessante que se pode retirar deste aspecto é a própria interpretação do que seja "Eclesiastes": Convocar, Reunir e Pregar! O Mestre Maçom é convocado a reunir em si o conhecimento para pregar a transformação do homem e, consequentemente, da sociedade! Para onde eu vou? Compreender a si próprio e aos outros; Realizar  obras: no sentido individual e no sentido coletivo e difundir as Ideias, a Ética e a Moral da Maçonaria.

Em síntese o Maçom (da Iniciação ao Mestre formado), através de um trabalho intelectual intenso deve se preparar a articular para disseminar aquilo que assimilou e aquilo que reuniu.

Este grande desafio deve continuar na pauta de cada Loja Maçônica e no diário de cada maçom que está galgando a escada de Jacó.
Nossos agradecimentos à Revista A Trolha, por aproveitarmos valoroso trecho de uma reportagem, com muita importância para o desenvolvimento da nossa reunião de hoje.


Fraternalmente,

Grupo Fraternidade EMC.
Trabalhando por uma Humanidade mais feliz!


* Responsabilidade escrita, revisão, edição – Discípulo Elias
* Digitação, revisão – Patricia Kelly Hasselmann


________________________________________________________________
Fraternidade EMC. A Volta do Profeta! Elias, Moisés e Cristo
Grupo de Estudos da Cabala, Espiritualidade, Esoterismo, Educação Social
*Site Oficial: www.fraternidadeemc.com.br 
*E-mail: fraternidade.emc@gmail.com 
*Blog: fraternidadeemc.blogspot.com.brfraternidadeemcescritorio.blogspot.com.br
*Facebook:  Fraternidade EMC e Fraternidade EMC Escritório
*Twitter: www.twitter.com/FraternidadeEMC 
*Blog Autores Paranaenses e Obras: autoresparanaenses.blogspot.com.br 
Acompanhe diariamente o "Pensamento do Dia" publicado no Blog e Facebook.; pesquisas periódicas no "Fraternidade EMC Pesquisa E Divulga", e estudos das reuniões com temas atualizados semanalmente no site.

* Apoio e parceria: Escritores Paranaenses Jalil Kamel Elias Bou Assi e Patricia Kelly Hasselmann, de São José dos Pinhais/PR. Sinopse das obras e mais informações, acesse: autoresparanaenses.blogspot.com.br

* Parceria internacional: Associação Alcione, na divulgação do livro "Hercólubus Planeta Vermelho"; orientação e aprendizado com assunto esotérico baseado em ciência astral, recomendado pelo conteúdo técnico de 'shamballa' e muito mais. Adquira seu exemplar gratuito, acesse:  www.hercolubus.tv/po/ 

Agradecemos a atenção! Abraço fraterno a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Primavera - Estação das Flores!

Primavera - Estação das Flores!
Regando a plantinha criança, toda a vida e a Humanidade. Que os pequenos encontrem ambientes que possam receber atenção, carinho, cuidados, tempo para brincadeiras e descanso, histórias e canções. Que na observação das pessoas, das plantas, dos animais, dos astros, aprendam que é preciso esperar a plantinha crescer, a flor se abrir, a fruta amadurecer, o Sol se esconder nas nuvens ou no horizonte; aprendam também que é saudável esperar a hora das refeições, a hora de brincar, de falar... Crianças são o prolongamento da genética da vivência, dos valores da fé e das tradições da família. Que os seus contatos como a família e a natureza levem-nos até Deus. Ofereçamos às crianças momentos de oração, de leitura, da palavra de Deus em família e de celebração na igreja, com a comunidade de fé. Nesse espaço sagrado, sejam convidados a visitar Jesus Eucarístico, cuja Presença é indicada pela lamparina acesa. Jesus, que ali está par ser adorado e recebido, continua a dizer-nos: "Deixai vir a mim as crianças". (Trecho do Jornal do Evangelizador, adaptado pelo escritor paranaense Jalil Kamel Elias Bou Assi) "A mãe sempre educa e deve permanecer educando com amor e carinho. A família, ontem, hoje e amanhã, nas dificuldades, junto aos educadores anônimos e a Justiça, restabelece e anuncia os direitos humanos". (Escritor paranaense Jalil Kamel Elias Bou Assi)