Saudações!




Estudo da Cabala, Espiritualidade, Esoterismo, Educação Social
* * * SAUDAÇÕES! * * * Sejam Bem Vindos! * * * S.'.F.'.U.'. * * *

O Grupo Fraternidade EMC em parceria com a Associação Alcione, à nível mundial, divulga a publicação do livro "Hercólubus ou Planeta Vermelho", para orientação e aprendizado, com assunto esotérico baseado em ciência astral, sendo recomendado devido ter conteúdo técnico de 'shamballa' e muito mais. Adquira
exemplar gratuito pelos sites: http://www.fraternidadeemc.com.br/ ou
http://www.hercolubus.tv/po/

domingo, 13 de agosto de 2017

A missão dos pais (e mães) – meditação para o dia dos pais

 Pensamento do Dia:    * * * Especial Dia dos Pais * * *  

A missão dos pais (e mães)
– meditação para o dia dos pais

Não sou pai, nem sou mãe, nesta encarnação, pelo menos do ponto de vista biológico. Mas tenho filhos pelo coração e considero as tarefas paternas e maternas das mais sagradas, importantes e vitais na existência. Em vidas pregressas, de que já me lembrei tanto espontaneamente, quanto em regressões em terapia, exerci muitas vezes essas funções, tanto de pai, quanto de mãe, e há muitos séculos, felizmente, valorizo o que significa ter um filho.

Ter um filho, como eu já disse em outro artigo, é algo que mexe profundamente com nosso egoísmo, porque temos que nos mover para fora dele, para atender às demandas da criança, par cuidar dela, prover, proteger, educar… Mas nem sempre em nossa sociedade ferozmente individualista, aceita-se e pratica-se essa abnegação, que deve ser sim, própria do exercício paterno e materno. E eis aí uma das causas de adoecimento psíquico na adolescência, com seu cortejo de automutilações e suicídios. A pessoinha não foi olhada no olho, foi negligenciada em suas necessidades de atenção, afeto, orientação, presença. Ficou sozinha muitas e muitas horas diante do tablet, do videogame, da televisão, do computador e escassamente gozou da presença apaixonada e vibrante de um pai e de uma mãe, disponíveis para ela. Esse abandono afetivo pode levar alguém a se sentir esvaziado, sem identidade – porque, como se diz em termos psicanalíticos, não houve um investimento libinidoso naquela criatura e isso arranca dela o desejo e a alegria de viver.

Disso se deduz que a missão da paternidade e da maternidade é uma missão que deve mexer com o candidato por inteiro: ele não só deve sair de seu egoísmo, mas questionar seus valores, ter claras e saudáveis metas existenciais – ou seja, pensar menos em dinheiro e mais em convivência familiar; menos em si e mais no outro; dar-se ao luxo de brincar e conversar, ao prazer de acarinhar e olhar nos olhos brilhantes dessas criaturinhas adoráveis.

Quem não tiver paciência, gosto, paixão para ser pai ou mãe, que não estrague a vida de alguém com seu tédio, com sua violência, com seu desamor. Não tenha filhos!

Do ponto de vista reencarnacionista, que é o nosso, trata-se de receber uma alma peregrina, que vem de muitas paragens, que vai se vestir de carne junto a nós, por esta vida, e teremos então a obrigação de receber bem esse espírito, acolhê-lo com amor e dar o melhor de nós para seu desenvolvimento e educação.

A visão de que a criança é um ser reencarnado, segundo Herculano Pires, sendo a pedra fundamental da Pedagogia Espírita, deveria apurar ainda mais nosso olhar. Observar as tendências que a criança traz desde cedo, seus talentos, seus desajustes … para desenvolver uns e trabalhar pacientemente os outros. Para isso, há que se olhar com olhos de ver, com amor vidente, como diria Pestalozzi, e percebendo quem é aquele Espírito e a que veio, contribuindo então para sua plena realização nessa vida.

Uma responsabilidade enorme, que se tem de assumir com maturidade e consciência, sempre se buscando a autoanálise, para que nossos entraves pessoais, nossas tendências problemáticas e descontroladas não se imiscuam com tanta força sobre o psiquismo indefeso da criança.

É certo que a criança é um Espírito antigo, com heranças passadas e individualidade própria, mas é também um psiquismo novo, que se constitui sob a influência direta e profunda dos pais. Pais amorosos, alegres, presentes, deflagram um psiquismo saudável, seguro; pais autoritários, pesados ou ausentes deixam marcas profundas de ansiedade, depressão e insegurança.

Então, os pais precisam se conhecer, precisam se cuidar, para que estejam inteiros, firmes e plenos de amor, para se oferecerem a seus filhos como contágio de bem-estar!

À parte o peso da responsabilidade e do compromisso, há por outro lado, um mar de felicidade – com ondas de preocupação, é verdade. Ser abraçado e amado pelas crianças é a maior recompensa do mundo. Seu amor é sincero, verdadeiro e despojado, porque elas ainda estão com sua personalidade plena adormecida, e estão muito mais próximas, temporariamente, de sua essência divina. Por tudo isso, ser pai (e ser mãe) é uma das mais penosas, mais belas e mais felizes missões desse mundo".


Por: ABPE Associação Brasileira de Pedagogia Espírita

Fonte: https://blogabpe.org/2017/08/12/a-missao-dos-pais-e-maes-meditacao-para-o-dia-dos-pais/


 Fraternalmente,
Grupo Fraternidade EMC.
Trabalhando por uma Humanidade mais Feliz!
________________________________________________________________
Fraternidade EMC. A volta do Profeta! Elias, Moisés e Cristo
Estudo da Cabala, Espiritualidade, Esoterismo, Educação Social
*Site Oficial:  www.fraternidadeemc.com.br    *Facebook:   Fraternidade EMC  
*Blog: fraternidadeemc.blogspot.com.br fraternidadeemcescritorio.blogspot.com.br
*Twitter:  www.twitter.com/FraternidadeEMC   *E-mail:  fraternidade.emc@gmail.com 
*Apoio e Parceria:  Escritores Paranaenses Jalil Kamel Elias Bou Assi e Patricia Kelly Hasselmann. Obras e informações acesse autoresparanaenses.blogspot.com.br
*Parceria internacional: Associação Alcione, na divulgação do livro "Hercólubus Planeta Vermelho"; esoterismo, ciência astral, shamballa, etc.  www.hercolubus.tv/po/ 
.'.
Agradecemos a Atenção!  Abraço fraterno a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Primavera - Estação das Flores!

Primavera - Estação das Flores!
Regando a plantinha criança, toda a vida e a Humanidade. Que os pequenos encontrem ambientes que possam receber atenção, carinho, cuidados, tempo para brincadeiras e descanso, histórias e canções. Que na observação das pessoas, das plantas, dos animais, dos astros, aprendam que é preciso esperar a plantinha crescer, a flor se abrir, a fruta amadurecer, o Sol se esconder nas nuvens ou no horizonte; aprendam também que é saudável esperar a hora das refeições, a hora de brincar, de falar... Crianças são o prolongamento da genética da vivência, dos valores da fé e das tradições da família. Que os seus contatos como a família e a natureza levem-nos até Deus. Ofereçamos às crianças momentos de oração, de leitura, da palavra de Deus em família e de celebração na igreja, com a comunidade de fé. Nesse espaço sagrado, sejam convidados a visitar Jesus Eucarístico, cuja Presença é indicada pela lamparina acesa. Jesus, que ali está par ser adorado e recebido, continua a dizer-nos: "Deixai vir a mim as crianças". (Trecho do Jornal do Evangelizador, adaptado pelo escritor paranaense Jalil Kamel Elias Bou Assi) "A mãe sempre educa e deve permanecer educando com amor e carinho. A família, ontem, hoje e amanhã, nas dificuldades, junto aos educadores anônimos e a Justiça, restabelece e anuncia os direitos humanos". (Escritor paranaense Jalil Kamel Elias Bou Assi)